13.7.06

Acendendo uma vela


"Mais vale acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão!"

Esta é uma frase que aprendi com um grande amigo: Alexandre (que eu chamo de "Mestre").

E por que esta frase?? Já me explico, apaciente-se!!

Estava em Salamanca (Espanha) e vi no chão, ao lado (ao lado mesmo) do lixo, uma porção de lixo... latinhas de refrigerante, garrafinhas de plástico, e outras coisitas não recicláveis que além de emporcalharem a rua, enchem o espaço de bichinhos (formigas, moscas); além do lixo, a uns vinte passos estavam uns latões de recicláveis, oras a Europa sofre com problemas ambientais (excassez de água, por exemplo) e seus cidadãos tem a coragem de sujar o chão, mas não a tem para dar dez (ou vinte) passos em direção ao local adequado para colocar o lixo (seja reciclável ou sujeira)...

Bem, como em qualquer cidade habitada or humanos, infelizmente, isso ocorre. Anteontem fui até Viana do Castelo (Portugal) e vi no chão (também bem próximo ao lixo) duas garrafas recicláveis, um de cerveja (vidro) e outra de água (plástico). Lembrei da tal frase acima, fui até meu carro e peguei um saco plático e enfiei as duas garrafinhas ali, vi que tinha um negócio nojento e com a mão protegida pelo saquinho tratei de jogar o negócio no lixo, após alguns minutos andando com o saquinho dentro do carro avistei um galão de recicláveis, estacionei e pluft! Ao invés de ficar xingando os outros, decidi fazer eu o trabalho (pouco, mas o planeta agradece), pois como dizia o Mestre: "Mais vale aceder uma vela do que amaldiçoar a escuridão"

Outra coisita: Naquela vila que já citei em um post abaixo, após a comemoração de São João, as ruas ficaram cheias de bosta, pois os cavalos e burros que percorreram toda a vila não tem noção que ali passam humanos e coisa e tal, no dia seguinte não havia nada nas ruas, cada morador limpava a sua calçada, vi vários senhores e senhoras varrendo a bosta e outras coisitas, como folhas e poeira... é... Se cada um varresse a própria calçada, a rua toda estaria limpa!

1 Comments:

Blogger Eu canto no chuveiro said...

Ué... cansou do blog???

E do Brasil, desistiu???

3:43 PM  

Postar um comentário

<< Home