9.7.06

arqueologia vs futebol


Ontem, sábado, na véspera do jogo (que Portugal perdeu para a Alemanha de 3x1, ficando em quarto lugar no mundial Fifa 2006 - vulgo Copa do mundo) eu e fuinha estávamos em Conimbriga (antiga cidade romana, em Portugal), mas meu primo que estava conosco queria ir logo pra sua casa, pois queria ver o jogo. Tínhamos passeado muito com o meu primo, saímos dois dias antes e visitamos praias e uma tia dele, onde dormimos e depois mais praias e visitamos uma prima minha, que era irmã dele, e no trajeto conhecemos um mosteiro, igrejas, visitamos o túmulo de Inês - sabe aquela expressão: "Agora é tarde, Inês é morta!" Pois é! estava morta mesmo (pelo mesmos eu espero que esteja...). Voltando ao assunto eu e fuinha percorremos as ruínas e o museu em 1h40, poderíamos e queríamos ficar mais, mas meu primo queria ver a final de seu país, e ele não pressionava, mas dizia: Pedras? Pedrinhas? Vocês querem ver pedras?? - Pensei em responder: Melhor do que ver bolas, mas ai eu estaria fazendo a mesma coisa, mas afinal deu tudo certo (como tudo na vida, pois tudo dá certo na vida - e se não for nessa, será na outra. Lembrem-se; temos a eternidade pela frente!) Já me perdi em minha narrativa; portanto vamos ao que interessa: Conimbriga é o maior sítio arqueológico de Portugal, parece que era uma cidade fenícia de uns 800 a.c., mas no decorrer da idade média, e também antes, na ascensão e declínio romano, foram sendo feitas construções, em cima das construções... bem é muito interessante, a não ser que você seja uma pessoa igual ao meu primo, que se interessa mais pela história recente (o atual mundial da Fifa) do que a história antiga (Augusto e outros cesáres), incrível tal coisa... meu primo é um sujeito bacana, quase 60 anos, pai de três filhos, acho que tem duas netas (pelo menos, foi as que eu conheci) é bem preocupado com o bem estar de todos aqueles que gosta, mas quando passamos por Batalha, Alcobaça e Conimbriga (três cidades com importantes e esplendorosos monumentos históricos) ele sempre dizia o mesmo: Já passei aqui, já vim nesta cidade inúmeras vezes, mas nunca tive o interesse de conhecer isto aqui, mas pronto, já que queres ir, vamos!
incrível, parece a mãe de um amigo... Fui à sua casa em Tupã (interior de São Paulo, mais de seis horas de estrada) e na esquina da outra quadra de onde morava havia um museu da cidade (o único) com peças indígenas e outras coisitas, era um museu pequenito, com um acervo também pequeno, mas bem elaborado e muito interessante, inclusive havia a casa do fundador da cidade, com objetos pessoais, uma visita que valeu muito a pena, e a mãe de meu amigo, após a visita disse: "ah! faz seis anos que moro aqui, e nunca vim neste museu..."

Sei lá! mas cada um com interesses diversos, não é...

site oficial de Conimbriga

Conimbriga no Wikipedia

Sobre Inês... a morta!