20.3.07

Flor-de-Lótus


















A flor de lótus (Nome científico: Nelimbonaceae nucifera) fascina não só os adeptos das religiões orientais e esotéricos em geral, mas também cientistas e empresários, isso mesmo, veja só: Pesquisadores da Universidade da Adelaide, na Austrália, estudam uma estranha característica da flor: assim como os seres humanos, ela é capaz de manter sua temperatura em torno dos 35 graus. Alguns biólogos já conheciam plantas que emitem calor durante a abertura de suas pétalas, mas manter a temperatura, assim como os mamíferos, é algo que apenas a flor de lótus consegue (pelo menos isso é o que foi observado até então). Cada botão da lótus libera 1 watt de energia, ou seja, se você tiver 60 florzinhas dessas consegue energia para ligar uma lâmpada de 60 watts, muitas dessas em sua casa pode deixar o ambiente bem morninho... mas não é apenas isso que a lótus tem de impressionante, os cientistas do Instituto Botânico da Universidade de Bonn, na Alemanha, estudam outra curiosidade do Lótus: suas folhas são autolimpantes, isto é, repelem microorganismos e poeira, e foi isso que chamou a atenção de empresários, como disse algumas letras acima. Desenvolvida pelo botânico alemão Wilhelm Barthlott, da Universidade de Bonn, a tecnologia está sendo utilizada em vários produtos. O primeiro é uma tinta, batizada de Lotusan e fabricada pela alemã Ispo. Quando aplicada nas paredes externas de edifícios, a tinta repete a estrutura da superfície das pétalas e se torna, surpreendentemente, autolimpante. E tem mais. Outra empresa alemã, a Erlus, começou em 2000 a produzir outro produto com a mesma tecnologia. Telhas, a Lótus-Rot. Como na caso da tinta, o efeito lótus é reproduzido na superfície da telha, que também é autolimpante e repele a água. O potencial que pode ser encontrado com a tecnologia baseada na flor-de-lótus parece infinita. Instrumentos médicos ou talheres, que estão sempre limpos, móveis externos que não sujam com a poluição, um verniz autolimpante para automóveis... para terminar mais uma contradição ao nossos paradigmas, pensávamos que as superfícies lisas seriam as mais fáceis de limpar, mas tal lótus vem nos mostrar que não é bem assim. Ela é autolimpante porque é coberta por milhares de poros microscópicos, e é essa porosidade que impede que a sujeira se acumule, sendo facilmente carregada pela chuva, pois nem a água adere à sua superfície. Os pingos unem-se e rolam como gotas de mercúrio (quem nunca brincou de quebrar o termômetro e brincar com o metal líquido? Não brincou? Que pena, eu fazia isso, rere), mas voltando à florzinha indiana, quando as gotas rolam pelas paredes de suas pétalas levam toda a sujeira.

10 Comments:

Blogger Vanessa Lee said...

Sem falar na beleza majestosa do Lótus!!!

11:22 PM  
Blogger paulo.molinari said...

Tinha que ser gringo para descobrir essas coisas. Já vão ganhar uma fortuna com isso logo mais, tu vai ver. Enquanto isso aqui no Brasil ninguém ganha dinheiro com pesquisa e tecnologia. Subdesenvolvimento de m.... viu!

12:51 AM  
Blogger Ladyjooo Ladybugs said...

Adorei essa história da flor de lótus... já que ando com mania de flores, acho q vou encher minha casa delas... e, quem sabe... tatuar uma:-)

2:01 AM  
Blogger Vitor said...

muito bom o seu blog...

vc tem razão, o meu é pessimista demais, vou pensar diferente nos próximos textos.

obrigado!

8:56 PM  
Blogger Rosely Zenker said...

Impressionante isso, hein?

12:38 PM  
Blogger CEL said...

Amo a Flor de Lótus! Você fez uma explanação rica... mas fale do seu simbolismo espiritual, também... Faz parte!
Sucesso!

12:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oie. ki legal!
naum konhecia a historia da flor de lotus..
mas jah brinkei kom merkurio...
mto bom!

11:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá! Sabiam que a Flor de Lótus nasce num pântano lamacento e mesmo
assim se torna esta Flor linda e majestosa? Do mesmo jeito pode ser conosco. Não é porque nascemos em meio a pobreza, violência e desarmonia familiar que devemos nos deixar influenciar. Temos que ser Flores de Lótus e encantar a todos com nossa Beleza, viver dignamente e incentivar os outros ao nosso redor a fazerem o mesmo.
Pense nisso!

10:52 PM  
Blogger Bárbara said...

Este comentário foi removido pelo autor.

11:22 AM  
Blogger Bárbara said...

Essa flor eh um espetaculoO! Quem dera desse para ter em casa! ShoW :) Sou apaixonada por ela!

11:24 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home